segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Retalho 3 - Mulheres e... Pares Pedagógicos

Desde há muito a esta parte, a Profissão de Professor foi desempenhada maioritariamente por mulheres.
Foram várias (não sei quantas) as que se cruzaram no meu caminho, com as quais trabalhei em regime de par pedagógico ao longo dos anos e de quem guardo as melhores recordações, não só pelo que me ensinaram, pela paciência que tiveram para me aturar, e sobretudo pela amizade que ficou.
Trabalhar em par pedagógico nem sempre é fácil. Cada um de nós tem a sua forma de estar na vida, de ver as coisas e o mundo, a sua maneira de encarar as mais variadas situações que se vão deparando no dia a dia, os seus gostos e pontos de interesse. Conciliar tudo isto, nem sempre é uma tarefa simples.
Considerando que as pessoas passam grande parte do dia juntos, trabalhar assim pode ser muito gratificante, ou muito penoso, dependendo da forma como as pessoas se relacionam uma com a outra.

Felizmente sempre me consegui relacionar sem problemas, com todas as colegas, umas em coexistência pacífica, outras em comunhão de espírito e, quando assim é, trabalhar em par pedagógico é realmente..... muito gratificante.
Saber que temos com quem dividir o trabalho, que temos quem faça por nós o que menos gostamos, quem nos "cubra as costas" nos nossos pontos fracos, quem nos adivinhe os pensamentos e intervenha antes de termos uma atitude irreflectida, que tenha sempre uma palavra de estímulo quando as coisas nos correm menos bem e o desânimo se apodera de nós, quem nos dê força quando o obstáculo parece intransponível, faz-nos sentir bem connosco próprios e realizados profissionalmente, o que transmite uma confiança enorme àqueles que connosco trabalham..... os alunos.

Tive a felicidade de me ter acontecido isto durante quinze anos. Foram os meus melhores anos no ensino.
.
Neste RETALHO não podia, contudo, deixar de fazer uma refência especial, a uma das pessoas que profisionalmente mais marcou a minha vida... a D. Lina.

Uma mulher fantástica, a minha primeira Professora de Desenho, que tanto me ensinou, que me orientou os primeiros passos nesta disciplina e desenvolveu o meu gosto pelo desenho, ensinando-me desde muito novo a "ver com olhos de ver".
Quis o destino, ou as vicissitudes da vida como prefiro chamar-lhe, que dez anos depois, se viesse a tornar no meu primeiro par pedagógico.
Mais uma vez, a sua sabedoria, a sua paciência, a sua capacidade de motivação, a sua forma de me tratar já não como aluno, mas como colega (o que fazia questão de dizer a toda a gente) foram para mim motivo de orgulho, de satisfação, e de segurança perante as situações adversas que sempre enfrentamos no inicio de carreira. A ela, devo muito do que fui enquanto professor, da forma como estive no ensino, na maneira de me relacionar com os alunos, na forma de encarar e superar as dificuldades. Para ela, que infelizmente já não está entre nós, o meu.... MUITO OBRIGADO!

Um abraço e até.... ao PRÓXIMO RETALHO

3 comentários:

  1. Obrigado por partilhar os seus pensamentos, chego a si pelo juízo sempre cuidado do Filipe.

    É importante passar a palavra e tomar uma posição no nosso mundo.

    ResponderEliminar
  2. olá

    LI, RELI, E VOLTEI A LER!!!
    De facto são muitas vezes, quem nos ensina os primeiros "passos" da VIDA, quem depois se vem pôr ao nosso lado para "terminar a tarefa"!!
    Acho que assim podes considerar a tua Prof Dª Lina!
    E também conhecendo te como conheço e vivendo ctg como vivo axo que já tinha obrigação de te conhecer melhor!
    Esta tua faceta de escritor está a deixar me completamente incrédula e maravilhada!
    Continua SR. PROFESSOR!!
    Sei de uma PESSOA que HAVIA DE SE ORGULHAR DE TI!
    Um jinho

    ResponderEliminar
  3. Não fui tua aluna, fui tua colega e aprendi tanto contigo.
    Consegui ver-te por entre as barbas de "bicho feio" e, apesar de termos alguns anos de diferença (5 pelo menos!!!) sei que, se te tivesse tido como Professor, hoje poderia ver o munod ainda com outros olhos com que ja vejo.
    Mas, como tua colega, posso dizer que tivemos MOMENTOS INESQUECIVEIS, ....

    ResponderEliminar