sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Sete dias de vida

Passada que está uma semana sobre o "nascimento" deste espaço, é chegada a altura de fazer uma análise, ao que durante este tempo aconteceu.
Fui escrevendo, quando o trabalho da minha "nova profissão" me permitia, sem qualquer preocupação de estilo, de forma, de linguagem, apenas deixando fluir as emoções do momento, tentando transmiti-las da melhor maneira possível ao teclado do computador.
.
Sempre entendi que a comunicação (o professor também é um comunicador), seja de que tipo for, utilize os meios que utilizar, só faz sentido desde que exista um binómio emissor-receptor (es), por isso é sempre importante conhecer se existe ou não feedback.
Nesse sentido, ao iniciar este "projecto" tomei a liberdade de divulgar junto de todos os meus contactos o "nascimento" do mesmo, convidar todos para que o visitassem e, se assim o entendessem, nele participassem.
.
Depois destes dias, tenho de me sentir satisfeito e deixar aqui algumas palavras de agradecimento (seria injusto se o não fizesse)...
Em primeiro lugar à "minha Maria", que tem tido a paciência de ler todos os textos, analisá-los, comentá-los e incentivar-me para que continue,...
À Anabela, que tem acompanhado esta "retrosaria" diariamente, comentando os textos e, por vezes, relatando também algumas experiências da sua vida...
Ao Filipe, que divulgou a existência deste espaço junto de todos os seus contactos, (meus ex-colegas também) donde já me chegaram alguns comentários e palavras de incentivo...
À Teresa, que resumiu num "aprovadíssimo" o seu apoio....
Ao Ricardo que ontem me perguntava "porque não escreve um livro de memórias" (talvez um dia)....
A todos eles, e também àqueles que através de mensagens via telemóvel me têm incentivado.... o meu MUITO OBRIGADO!
.
Não prometo um RETALHO por dia, nem por semana, não sou capaz de escrever quando quero, apenas quando as emoções ou as recordações "afloram", e aí sim, tento passar para o teclado o que me vai no pensamento, no coração, na alma.
Reafirmo contudo, e mais uma vez, que não pretendo este espaço meu, pretendo-o de TODOS aqueles que o queiram partilhar, com o seu contributo, relatando as suas experiências, as suas vivências boas ou más, as suas recordações, os seus pensamentos ou tão só para me dizerem.... "porque non te callas"!!!
.
Fico à vossa espera e.... CONTO CONVOSCO.
.
Um Abraço e até.... ao PRÓXIMO RETALHO

3 comentários:

  1. Como sou selectivo, só divulgo a qualidade, empenho e criatividade de quem mereçe.
    "Por que non te falas" (desculpem o erro mas não pude evitar)
    Filipe

    ResponderEliminar
  2. Pois....a cumplicidade é assim! Paciência, virada curiosidade, para ler tudo o que o outro (a) tem a contar da sua vivencia "anterior"!
    Ler sem analisar não é LER! E já pela Educação que tive,já pela Escola do meu tempo, LER para mim era ANALISAR o que estava a ler! Daí fazê-lo sem custo e quase institivamente, pois GRAÇAS A DEUS ainda pertenço á Geração do Respeito pelos Profs, onde chamava-mos "SR:DOUTOR(A)" aos nossos Profs, onde eles também NOS respeitavam, tanto na maneira como falavam connosco, como na forma como nos explicavam a matéria, vezes sem conta se necessário, sem má vontade e sem cansaço! Onde não não havia NINGUÉM nos corredores de castigo por ter sido posto fora da aula, onde o Prof ou o Reitor, não tinha problemas, de pregar uma valente bofetada, perante o ar espantado e antónito dos outros alunos....a um aluno que era o seu próprio filho, e que tinha "furado" as regras, ou pregar um valente raspanete, mesmo á frente do "Continúo" preto, á aluna que era sua filha,só porque ela se "arvoou" :sou a filha do Reitor vou por onde quizer! Só que o Reitor estava mesmo atrás e...pronto tá se a ver a CENA!! E quando o Reitor, o Vice-Reitor, o Director de Ciclo (é verdade)ou qualquer Prof, entrava nas aulas, é como diz a Anabela: tudo de PÉ! E muito mais haveria para contar!
    Dos tempos em que se podia frequentar as Escolas Públicas sem problemas, porque os PROFESSORES eram PROFESSORES e a ESCOLA era para Aprender e Ensinar a Crescer!
    Hoje, só peço a Deus, que se tiver a graça de ter um neto(a) tenha o suficiente para ajudar o meu filho a pô-lo num colégio particular porque a Ecola Pública tornou-se uma Aberração, tanto por culpa de muitos Profs, como do próprio Estado que nos governa!
    Posto tudo isto não posso deixar de te incentivar a continuares, como uma espécie homenagem ao HOMEM/PROFESSOR que eu tanto Amei e de quem tantas saudades tenho!
    CONTIUA!! Terás sempre o meu apoio.

    ResponderEliminar
  3. Sou eu, o Ricardo. Não tenho blog mas aqui deixo o meu comentário. Queria que soubesse que estou a achar mesmo interessante cada retalho que aqui deixa, e o livro faria sucesso =D.

    Tem o meu apoio neste blog, comente ou não, serão lidos os retalhos com interesse imaginação de como seria passar pelos momentos que passou.

    Como não tenho muita imaginação para fazer grandes textos deixo aqui também o meu agradecimento por todos os conselhos que me deu, e por me fazer rir mesmo nos dias que nada me faria rir pelos piores motivos.
    Continue os seus retalhos de uma vida!

    ResponderEliminar