sábado, 25 de outubro de 2008

Retalho 2 - O Nascimento de.... uma Terra!




Estavámos no ano setenta e nove, do século vinte, do passado milénio.
Dito assim, parece que foi há muito tempo, mas para mim e para as pessoas da minha idade.... foi ontem!
Era eu um "miúdo-homem", que pelas vicissitudes da vida (ou do concurso de colocação de Professores) trocou a vasta planície do Alentejo profundo, pelos areais do Alentejo Litoral fixando residência em Porto Côvo, na altura ainda uma aldeia de pescadores, de gente humilde, sincera, que me acolheu de braços abertos, e onde construí amizades que ainda hoje perduram.
Eram os tempos àureos do Projecto Industrial de Sines, a refinaria da Petrogal tinha começado a laborar à pouco tempo, a construção do complexo Petroquímico estava no auge, o terminal portuário de Sines estava em fase de conclusão e, por tudo isto, existia uma população flutuante de alguns milhares de pessoas a que o mercado habitacional da zona não conseguia dar resposta eficiente, fazendo disparar o preço das rendas de casa.
Para minorar esta questão, o então "senhor todo poderoso" Gabinete da Àrea de Sines construía um aglomerado habitacional de raíz a que chamava Cidade Nova de Santo André, no local conhecido pelo Areal, e para onde vim residir no final do verão do ano 1980.
Era na realidade um areal, onde havia sido instalado um gigantesco estaleiro de construção civil, entrecortado com algumas construções pré-fabricadas que serviam de alojamentos colectivos, A Vila Mina (hoje o Campus Universitário Piaget) onde se situava o único refeitório existente, ou já de betão e alvenaria, o Bairro Azul, o nosso "centro comercial".
Aí estavam instalados os únicos estabelecimentos comerciais, o talho, o mini mercado, o café, o barbeiro, e na rua, uma série de bancas de madeira com hortaliças e peixe, ao lado da barraca da D. Rosa.... era o nosso mercado.
É verdade... era tudo o que tinhamos!!!!
Farmácia, médico, bomba de gasolina, iluminação pública, telefone, ruas asfaltadas.... eram "luxos" que não conheciamos!
No entanto nas Pré-Fabricadas da Petrogal, na Lagartixa, na primeira fase da Empec (hoje Atalaia-Norte), assim como na primeira fase dos Caixotes e da AC (hoje Bairro das Flôres), residiam por cá umas centenas de famílias, provenientes das mais diversas origens, cujo ponto de encontro era o Clube Estrela do Areal (hoje Estrela de Santo André) ou a residência do Padre.
Eram condições de vida difíceis, mas que ajudaram a crescer muitos "miúdos-homens" como eu, e mostraram que a palavra SOLIDARIEDADE não é um conceito abstracto!
Foram alguns destes "miúdos-homens" que instalaram a então Secção de Santo André da Escola Preparatória de Santiago do Cacém (eu cheguei 2 anos depois), num edificio "suigeneris" (hoje Centro de Actividades Pedagógicas Alda Guerreiro) onde as salas de aula tinham apenas três paredes, uma vez que eram uma extensão do salão polivalente central, o almoço para os alunos vinha de Santiago do Cacém no carro dos Bombeiros, o telefone era o da obra e estava instalado num pinheiro, a energia elèctrica era fornecida por um gerador, e apesar de tudo isto, se viria a tornar num novo ponto de encontro da comunidade.
Foi lá que nasceu a primeira Associação de Pais e Encarregados de Educação de Santo André, o Grupo de Teatro GATO.SA, que se apadrinhou o nascimento do jornal "O Leme", de um Cine-Clube, se iniciou a prática de algumas modalidades desportivas como o badmington e o judo, se realizou o primeiro corso de carnaval de Santo André e, embora não tenha sido reponsável pelo nascimento de nenhuma delas, orgulho-me de ter vivido estes tempos, e ter tido o previlégio de dar o meu modesto contibuto para que se tornassem realidade.
Sei que, hoje, este post parece uma obra de ficção mas não... é apenas o resultado do que foi saindo expontaneamente para o teclado do computador, sem grande preocupação de rigor.
É mais um RETALHO DE VIDA, no entanto, atrevo-me a lançar um desafio no qual estou desde já pronto a colaborar, dado que, talvez fosse a altura certa para no âmbito da Autarquia, da Biblioteca, ou mesmo nas Escolas, numa ou várias àreas de projecto, tentar recolher e compilar as estórias... que juntas poderão fazer a História... de uma Vila sem História!!!!
Um abraço e até... ao PRÓXIMO RETALHO

2 comentários:

  1. Olá! Fiquei encantada com o seu blog e por isso vou segui-lo. Posso?
    Deixo aqui o agradecimento ao Filipe, um amigo comum a ambos, que me indicou o caminho para aqui chegar. Felicidades.
    Guida

    ResponderEliminar
  2. Quanto ao nascimento de Santo André, partilho aqui este blog que descobri já faz algum tempo, e onde se podem ver algumas fotos que mostram a evolução de Santo André

    http://santoandre.blogspot.com/

    Votos de um 2009 cheio de coisas boas

    ResponderEliminar