quinta-feira, 23 de abril de 2009

Retalho 10 - 25 de Abril de 1974

Vai longe, aquela madrugada de Abril de 1974.
Era eu um jovem de 19 anos, estudava e trabalhava.
Como sempre fazia, naquela noite estudava ao som da rádio, ouvi a Grandola Vila Morena, na voz do saudoso Zeca Afonso, pouco passava da meia noite. Nada de anormal, para quem todas as noites ( apesar dos conselhos paternais em contrário) ouvia o programa "Limite", na Rádio Renascensa, até ás 2 horas da manha e já se habituara a ouvir música de intervenção àquela hora!!
O tempo foi passando, as folhas do caderno tambem e, quando já me preparava para ir dormir, eis que o coração acelerou, os olhos se abriram, o corpo saltou da cadeira ao ouvir (já então no Rádio Clube Português) a voz de Luis Filipe Costa dizer.... ""Aqui Posto de Comando das Forças Armadas"...!
Depois... bom,,, depois foi "beber" todas as palavras daquele comunicado num sentimento de emoção indescritível, num misto de contentamento e medo, de alegria e incerteza, de não saber o que fazer!
Pai... Pai... Pai.... rebentou a revolução.... a tropa está outra vez na rua... já ocuparam o Rádio Clube Português, que emitiu agora mesmo um comunicado a dizer..... que os medicos vão para os hospitais!
A emoção era tanta que, por mais que me quizesse recordar, não me lembrava mesmo do que dizia o comunicado, a não ser... "os médicos para os hospitais"!
Recordo a cara ensonada e de espanto do meu pai a levantar-se da cama para se aproximar do rádio do meu quarto com o intuíto de confirmar a veracidade da informação.
Acendeu um cigarro, olhou para mim e disse-me ... deves ter razão... marchas militares na rádio.... "hà coisa mesmo!!!!"
Não foi preciso esperar muito para ouvir de novo o comunicado!
Depois, foi o longo passar das horas à espera de novo comunicado, cigarro atrás de cigarro, até ao nascer do dia, quando chegaram as primeiras imagens de Lisboa via Tv (ainda a preto e branco) de todo um povo já na rua, em apoio inequívoco aqueles que tiveram a coragem de enfrentar um regime politico, colocando em risco as suas próprias vidas!!!
Depois... na tarde do dia 25 e da rendição do Quartel do Carmo, foi o "dar largas á alegria".
Ver um Povo na rua, de braço dado, de abraço em abraço, de saudação em saudação, a entoar Grandola Vila Morena em uníssono, sem distinção de classe social, de credo, de religião, de cor.... apenas de duas cores..... o vermelho dos cravos e o verde da... esperança!!!
Passaram 35 anos!!!
Hoje, sou um homem com 53 anos, que ao longo do tempo teve a honra e o previlégio de conhecer pessoalmente dois capitães de Abril e recordo com muita emoção aquelas dezenas de horas que mudaram a vida de um Povo, mas estou profundamente desiludido com o rumo que o país (letra pequena propositada) tomou e, apetece-me perguntar (lugar comum, eu sei)...
ONDE ESTAVAM, NAQUELA MADRUGADA, A MAIORIA DOS POLITICOS QUE HOJE NOS GOVERNA?
ONDE ESTÁ, A ESMAGADORA MAIORIA DOS MILITARES DE ABRIL... HOJE?
Quem souber que responda!!!!
Um abraço e até ao próximo.... Retalho!

3 comentários:

  1. Olá retalhista, mais uma vez um relato apaixonado e apaixonante da tua vida.
    Para variar gostei, tenho pena de não poder compartilhar essa experiência pois não a vivi.
    Posso te dizer que sou o resultado dessa alteração social. Fui concebido no verão quente de 74, com a febre da Liberdade, os meus pais "libertaram-se" das ditaduras e PUMBA, apareci eu no ano seguinte para chatear colegas e alunos .... lol
    Obrigado por este bocadinho.....

    ResponderEliminar
  2. Entrei e "vasculhei" estes teus retalhos.
    Espero pelo próximo
    Um abração
    Zé Morgas

    ResponderEliminar
  3. É pá tu és chato, com esta conversa lá fui dar uma vista de olhos no Twitter, que já tinha ouvido falar à uns meses, mas nunca tinha tido tempo, agora para variar vou ficar viciado e lá terei que te chatear por lá e por aqui também.
    Um abração amigo haha

    ResponderEliminar