segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Retalho 7 - Professores e deputados

Um destes dias ao chegar a casa e ligar a tv, vi num dos vários canais, uma daquelas entrevistas típicas em que uma pseudo-figura pública vai a andar com um "batalhão" de jornalistas ao lado, de microfone na mão e a fazer perguntas, às quais o inquirido vai respondendo um pouco a contragosto.
Dizia então o entrevistado que, não tinha podido comparecer a uma reunião plenária do orgão a que pertence uma vez que, na véspera havia participado num jantar de angariação de fundos do Boavista Futebol Clube no Porto, que o mesmo tinha acabado já tarde, madrugada dentro e para percorrer os 320 Kms que separam o Porto de Lisboa de forma a estar presente na referida reunião não poderia dormir, ou dormiria muito pouco, não estando por isso em condições de estar presente.
Ao ouvir tais declarações pensei de imediato.... É "PROFESSOR"!!!!

Sim, porque só essa classe profissional, essa "cambada de malandros" responsáveis por todos os problemas deste sítio, que trabalha pouco mais de uma dúzia de horas por semana auferindo vencimentos chorudos, se pode dar ao luxo de ter tempo livre e dinheiro para participar neste tipo de eventos.

Como têm horário flexível e progridem na carreira até ao topo sem nunca serem avaliados, não necessitam de ter preocupações éticas com valores como a responsabilidade e a assiduidade, podendo ficar a gozar de um retemperador sono, depois de um fausto repasto e sem prejuízo das suas obrigações.

Por tudo isto recordei-me de um colega que tive há anos, pilar de um agregado familiar composto por ele, a esposa, a mãe, o avô e um bebé que vinha a caminho, residente a 520 kms do local de trabalho.

Um bom colega, pessoa de convívio fácil, sempre predisposto a uma brincadeira, a uma laracha e pronto a ajudar quem o necessitasse.

Nas tardes cinzentas de Outono, nas agrestes de Inverno ou nas calmas da Primavera, à sexta feira, por volta das seis e meia, lá se fazia ele à estrada para 8 horas de viagem no seu "confortável" Opel Corsa, (equipado com um sofisticado sistema de ar condicionado, ao tempo que estivesse lá fora), para chegar a casa por volta das 3 ou 4 horas da manhã de sábado.

No domingo, por volta da meia noite quando todos iam dormir, lá se fazia de novo à estrada para mais 8 horas de viagem e outros tantos quilómetros de regresso ao trabalho na segunda feira às 8,30 da amanha, não sem antes tomarmos o pequeno almoço na tascazinha que existia logo ali ao lado.

Não era uma noite sem dormir, nem sequer uma noite mal dormida foi assim durante.... um longo ano!

Era (e espero que ainda continue a ser) o Luís de.... Chaves, "DEPUTADO" de História, na então, Escola Preparatória de Santo André em pleno Litoral Alentejano.

Aiiiiiii... a minha cabeça, será que troquei as Profissões???

Um abraço e até ao próximo.... RETALHO
PS. Se por acaso leres isto Luís.... Um abração tamanho do Mundo.

3 comentários:

  1. É verdade.. conheci professores assim.. não viviam tão longe mas também viviam longe o suficiente para o tempo entre família ser pouco.
    Uma profissão difícil.. a de professor.

    Um abraço =P

    ResponderEliminar
  2. O heroi do Luis fazia 8h de viagens. Este ano vejo-me a abraço outra vez com 3 escolas, 34 turmas e 20h no horario... a perder um ano de serviço por 2 horas... mas adiante. Este ano, juntei à minha pachorrenta semana de trabalho mais uma escola, passando a ter 3. É giro começar o dia numa escola, ir pra outra, pra ir terminar o dia outra vez na escola onde comecei o dia. Ou entao, ir pra escola do Cercal e ainda vir às outras 2 escolas, fazer "coisas" que tem de ser feitas pro dia seguinte. O meu burro de 4 rodas, ja conhece os caminhos, faz as acelarações sem que eu mande e trava mesmo no limite permitido por lei. está acelerado!Esté desarrumado com tanto papel. Mas afinal vale a pena! Vale a pena andar feita doida, acelerada, conseguir cumprir com tudo o que me é pedido dentro do tempo e, AINDA, ter tempo pra ajudar um colega mais enrascado do momento ou então, vir pra casa fazer um bolo de chocolate!
    Tenho pena que os senhores deputados não tivesse pachorra pra assistir a uma reunião.... Grande de mim que, desde 10 de Setembro já assisti a 85 reuniões.... e ainda me falta 2 períodos!!

    ResponderEliminar
  3. EU acho que isto é tudo muito injusto.....
    eu tenho muita pena dos deputados, trabalham 4 horas por dia, 3 dias por semana, vão para os plenários dormir, têm ajudas de custo desde o local onde foram eleitos, mas moram em Lisboa e ainda faltam por justificação dos partidos, têm reformas a partir de duas legislaturas, com uma avaliação exigentíssima (desculpem o erro), e ainda por cima têm de ir a votos de 4 em 4 anos, no meio de listas que ninguém vê nem sabem em distritos estranhíssimos onde nem conhecem.
    Os malvados dos professores, não trabalham, não preparam aulas, vão a meia dúzia de reuniões por semana, têm SÓ 150 alunos e três ou quatro níveis por ano, com condições de trabalho, sem gabinetes, com computadores pagos por si, com salas de aulas de condições boas e alunos, pais e funcionários educadíssimos.
    VÃO MAS É TRABALHAR!!!
    VÃO TODOS PARA AS MATÉRIAS FECAIS.
    Filipe Quintino

    ResponderEliminar